2020 será um ano atípico no pleito eleitoral municipal, em função da pandemia de COVID-19 a tendencia é que o primeiro e segundo turnos sejam adiados para novembro, proporcionando um ganho de tempo para que candidatos apresentem suas propostas e convençam eleitores de que são a melhor opção.
O que o eleitor tem visto em Novo Gama?
Devido a situação atípica causada pela pandemia, temos notado uma diferença relevante na forma como a política tem sido feita esse ano, o corpo a corpo e as discussões acaloradas que normalmente eram vistas nas ruas estão migrando para a internet, redes sociais e grupos do "zap" são hoje a principal plataforma de divulgação e debates, aqueles candidatos que entendem e possuem uma base de apoio com facilidade nessas ferramentas saem na frente dos demais. Em Novo gama temos hoje cerca de 6 grupos políticos opositores a atual gestão.
O que a oposição tem feito?
Além de brigar entre eles mesmos, não há propostas ou planos de governo. Não temos em Novo Gama políticos com capacidade para bater de frente com a atual gestão, repetem o discurso já usado anteriormente de que é preciso mudança, mas esquecem que essa estratégia já foi utilizada quando conseguiram convencer a população a votar no ex prefeito Everaldo Vidal, nós já vimos esse filme e o resultado não foi bom para a cidade.
Entre os candidatos opositores o sentimento dominante é a vaidade, todos querem ser o cabeça, falta humildade e bom-senso, mesmo com diversos analistas políticos afirmando que para haver alguma chance de competir nesse pleito seria necessário a oposição se unir em uma chapa única, estratégia essa que deixaria o cabeça da chave em situação complicada, pois caso eleito seria obrigado a lotear a prefeitura entre os outros que toparem a união.
O perfil dos atuais pré-candidatos a prefeito deixa muito a desejar, temos candidatos com sérios problemas na justiça, aventureiros, oportunistas e paraquedistas sem nenhum trabalho em prol da população. Para ser justo, tiro desse grupo um único nome, popularmente conhecido como Japão Imóveis, esse pré-candidato tem feito um trabalho consciente, sem envolver-se em polemicas desnecessárias, mesmo com poucas chances de sucesso nesse pleito, caso faça uma boa divulgação de seu nome e apresente um trabalho social relevante nos próximos anos, acredito em boas chances de sucesso no próximo pleito eleitoral.
E a atual gestão? Tem feito o quê?
Sônia Chaves, a atual prefeita que marcha em busca da merecida reeleição, é uma veterana na política de Novo Gama, já foi vereadora, prefeita em gestões anteriores e deputada estadual, com uma bagagem de dar inveja, Sônia Chaves possui um histórico imbatível, há quem diga que tudo nessa cidade tem o nome dela. Com uma disposição acima da média para o trabalho que somado a sua habilidade de fazer parcerias, a atual prefeita transformou a cidade em um canteiro de obras, trazendo o tão esperado desenvolvimento urbano que a população espera ha anos.
Sônia Chaves possui uma base de apoio consciente e segura, os oportunistas já pularam fora do barco, ficando em seu grupo apenas aqueles que acreditam de verdade na sua capacidade de revolucionar a cidade. A população vê e reconhece quanto a cidade tem evoluído em sua gestão, obras importantes e trabalhos sociais foram executados desde o primeiro ano de mandato, investimentos na saúde e segurança são latentes e refletem no dia a dia do povo que segue satisfeito e agradecido.
As brigas, acusações e violência, comumente vistas entre apoiadores de candidatos opositores, não faz parte da rotina de apoiadores da atual prefeita, ao meu ver, a postura e atitude dos apoiadores reflete diretamente a índole daquele que eles defendem e pedem voto, isso com certeza é avaliado pela população e irá refletir nas urnas esse ano.
Gostou do que leu? Compartilhe em suas redes sociais favoritas.