Recentemente Novo Gama se viu envolto em uma polemica: _Qual é o verdadeiro papel de um vereador? Até onde seus atos podem ser benéficos ou prejudiciais a população?
A resposta parece óbvia: _Ao vereador cabe criar leis e fiscalizar o poder executivo, mas será que é apenas isso?
Antes de qualquer outra coisa, é importante entender que o modelo de governo instituído no Brasil para guiar os atos dos vereadores é a Democracia Representativa, desta forma, a população elege pelo poder do voto, os indivíduos que representarão seus anseios e interesses. Uma vez eleito, este indivíduo assume a responsabilidade de representar toda a população do município que o elegeu, não apenas dos que votaram nele e muito menos seus interesses pessoais.
Leia mais sobre Democracia Representativa
Um vereador eleito torna-se dono de enorme poder, e em conjunto com seus pares, formam um dos três poderes democráticos instituído pela nossa constituição, os outros são: O Executivo e o Judiciário. Cada poder possui autonomia, responsabilidades distintas e devem agir em harmonia, visando sempre o bem do povo.
Infelizmente é muito comum isso acontecer, quando um vereador percebe a magnitude do poder que tem em mãos, pode facilmente decidir utilizar esse poder em benefício próprio, perseguindo adversários políticos, utilizando a imunidade parlamentar para subjugar seus pares e intimidando os que questionam seus atos.
Christovam Machado - Vereador por Novo Gama
Boa pergunta! O vereador em questão é o responsável pela polemica que mencionei anteriormente, polemica essa que me motivou a estudar um pouco mais sobre o papel de um vereador e escrever este artigo, não espero com isso mudar a opinião de ninguém, apenas apresentar os fatos de uma forma isenta e imparcial, tendo sempre como premissa o bem do povo.
Os gestores de Novo Gama vem enfrentando uma árdua batalha para conseguir recapear e asfaltar a cidade, devido a ausência de algumas certidões, os recursos para esse fim ficam impossibilitados de chegar ao município, tendo em vista a necessidade iminente de atender aos anseios do povo em relação a infraestrutura urbana, a prefeitura conseguiu que a obra fosse licitada pelo governo do estado por intermédio da CODEGO (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás). Sendo assim, foi aberta uma licitação para definir qual empresa tocaria a obra.
Dessa forma, o dinheiro investido na obra não passaria pelos cofres da prefeitura, o governo do estado faria os repasses financeiros diretamente para a empresa ganhadora da licitação.
O Edital de concorrência pode ser visto neste link
O vereador Christovam, fez uma denúncia ao MPGO (Ministério Público de Goiás), alegando possíveis fraudes no processo licitatório, segundo o vereador, no projeto apresentado pela prefeitura há fotos de ruas que já teriam sido recapeadas.
Segundo o Secretário de Infraestrutura Urbana, Marinaldo Almeida, o projeto enviado a CODEGO é de Janeiro de 2017 e devido a necessidade iminente de atender aos pedidos da população, algumas da ruas contidas no projeto, foram recapeadas pela prefeitura com recursos próprios.
Diante dos fatos, vamos apresentar nossas considerações finais, convidando você morador de Novo Gama a fazer um exercício de raciocínio e entender quem de fato está trabalhando pelo povo e quem está travando o desenvolvimento da nossa cidade.
Levando em consideração a premissa que deve nortear as ações de um vereador, a "Democracia Representativa", entendemos que em hipótese alguma o vereador deve tomar ações que causem prejuízo a população. Se foi identificado erro no projeto, o vereador possui os meios e a autoridade necessária para solicitar que o poder executivo corrija e faça os acertos necessários, caso o vereador Christovam tivesse optado por agir dessa forma, a licitação e as obras não teriam parado, centenas de moradores que sofrem com ruas esburacadas e não asfaltadas, estariam mais próximos de ver o asfalto chegando em suas portas.
É triste ver um homem com esse nível de poder usa-lo com tanta irresponsabilidade, a atitude de representar contra a prefeitura neste caso é desleal e traz prejuízo ao povo, usar isso de forma politiqueira é sem dúvida imoral, fica claro e notório a intenção de atacar e desgastar o executivo, que mesmo com tantas dificuldades tem tentado fazer um bom trabalho para a população de Novo Gama.
Clique no link abaixo para ver o relatório fotográfico e saber se a sua rua é uma das que seriam contempladas e não vai mais devido a atitude irresponsável do vereador.
Clique aqui para ver o Relatório Fotográfico
Autor deste artigo
Idealizador da dantmidia.com (Produção Audiovisual Para Internet) Hermes Dantas coordena as atividades do Banco do Povo em Novo Gama Goiás.
Um amante das artes, Hermes Dantas cresceu pensando que seria artista plástico, com perfil autodidata aprendeu sozinho diversas técnicas de desenho e pintura, além disso, tornou-se multi-instrumentista chegando a apresentar-se profissionalmente em eventos de pequeno porte. Cursou dois anos de artes plásticas na UNB (Universidade de Brasília) mas deixou a faculdade de artes quando conheceu e se apaixonou pela programação, identificando assim uma forma única de unir as duas paixões. Hoje casado, pai de um lindo menino chamado Davi, Hermes Dantas usa seus mais de 20 anos de experiencia em artes visuais e desenvolvimento de sistemas para entregar a seus clientes e parceiros, a melhor experiencia possível em projetos audiovisuais para internet.
Dar forma as idéias que existem apenas na sua cabeça é o nosso trabalho!
2 Comentários
Artigo com muitas possibilidades de que o leitor venha refletir o quão importante é ter um representante que realmente não esteja com o pensamento em lucrar de alguma forma para si, mas que venha a usar suas competências para o bem do povo!
Do jeito que o Vereador expois tá certo cobrar duas vezes pelo mesmo serviço é roubo