Pseudo jornalista pré candidato a vereador em Novo Gama na mira da justiça
25 de junho de 2020
Parceria de sucesso em Novo Gama
Parceria de sucesso em Novo Gama.
7 de agosto de 2020

IPOP divulga pesquisa fraudulenta em Novo Gama?!!

IPOP divulga pesquisa fraudulenta em Novo Gama?!!

IPOP divulga pesquisa fraudulenta em Novo Gama?!!

Olá amigos, aqui é o Hermes Dantas da DantMidia.com, o papo hoje é sobre uma pesquisa eleitoral divulgada na cidade essa semana, pesquisa essa que foi apontada pelas lideranças políticas do município como “Fake News” e possivelmente fraude eleitoral.
Fica comigo. Leia o artigo até o fim e vamos analisar juntos esse fato.

Que pesquisa é essa?

A pesquisa divulgada essa semana aponta o vereador Christovam Machado como primeiro colocado nas intenções de votos para prefeito no pleito eleitoral desse ano, isso e muitas outras inconsistências que vamos analisar nesse artigo deixaram a população com a pulga atrás da orelha. Será essa uma pesquisa falsa criada com a intenção de manipular o cenário político da cidade?

Bom, eu tinha decidido não falar sobre esse assunto, até porque eu não dou a mínima para essas pesquisas eleitorais, elas nunca acertam, usam metodologia furada, ineficiente e nunca refletem a realidade política dos pleitos eleitorais.

Você lembra que na eleição presidencial os institutos de pesquisa apontavam que Bolsonaro e Ibaneis perdiam para quase todos os concorrentes e que a ex-presidente Dilma seria eleita senadora por Minas Gerais no pleito de 2019. Erraram tudo, Bolsonaro é presidente, Ibaneis governador do DF e Dilma nem chegou perto de ocupar uma das duas vagas que o estado de MG tem direito no senado.

Assim como eu você também desconfia e com razão dessas pesquisas divulgadas em período eleitoral, mas elas estão aí e continuam sendo utilizadas com a intenção de influenciar aqueles eleitores que possuem pouco senso crítico, não é o nosso caso claro, a gente eles não enganam mais.

Antes de continuar, vou lembrar mais uma vez que eu não sou jornalista, não sou político e não sou filiado a nenhum partido político. Eu sou um analista de sistemas, especialista em processos bancários, estudo e trabalho com lógica desde a adolescência, sendo assim, meu cérebro é treinado para pensar de forma racional, sem paixão, sem apego aos fatos, basicamente eu coleto informação, processo essa informação de forma lógica e chego a um resultado baseado nas informações coletadas.

E é isso que tenho feito com minhas analises políticas. E que fique claro mais uma vez, eu sou e sempre fui apoiador da prefeita Sônia Chaves em Novo Gama, e isso definitivamente não afeta minha capacidade de fazer analises técnicas baseadas em fatos reais.

Vamos às inconsistências na pesquisa.

Como eu já disse, eu não tinha interesse em gastar tempo e energia com esse assunto, mas por curiosidade eu fui à internet tentar encontrar o site do tal instituto e claro, não encontrei, mas acabei encontrando outras coisas interessantes que vou mostrar para vocês nesse artigo.

1. Quem mora em Novo Gama e acompanha o processo político da cidade, sabe que em um cenário real, em hipótese alguma o pré-candidato Christovam Machado apontaria como favorito, a população é ciente de que o candidato está envolvido em problemas sérios com a justiça, além de já ter prejudicado o município com atitudes politiqueiras causando perda financeira ao erário. Com um mandato pífio, Christovam Machado muito criticou e pouco produziu como vereador.

2. Além de apontar candidatos que sabidamente não concorrerão ao pleito esse ano, a pesquisa deixou de fora nomes importantes na cidade, pessoas que atuam na política de Novo Gama há anos, tem serviços prestados e já deixaram claro que são sim pré-candidatos, como por exemplo os pré-candidatos Everton Jhonatan e Silvio Vidal. Será que o tal instituto de pesquisa fez uma analise de campo para identificar os candidatos do município? Ou simplesmente receberam uma lista pré-definida que atendia aos interesses de alguém? Não estou afirmando, isso é uma pergunta.

3. A pesquisa deixa em ultimo lugar o vereador BB, atual presidente da câmara de vereadores, mesmo não considerando o vereador BB um candidato forte, eu sei que ele possui força política suficiente para não apontar como ultimo em uma pesquisa honesta. Seria essa uma tentativa de afrontar e humilhar o presidente da Câmara de vereadores? Quem teria interesse em fazer isso?

4. Segundo a pesquisa, foram ouvidas 312 pessoas em um universo de 110 mil habitantes, uma amostragem tão pequena dificilmente retrataria a realidade do município. Também nos causou estranheza o fato de ter sido anexado a pesquisa no TSE um formulário referente à cidade de Nova Veneza, quando deveria ter sido anexado o formulário referente a Novo Gama, o questionário coleta o nome e telefone dos entrevistados, o que é vedado pela lei eleitoral pois sendo o voto secreto, a intenção de voto em uma pesquisa eleitoral também é. Os nomes dos candidatos apresentados no formulário não pertencem ao quadro de pré-candidatos em nossa cidade. A meu ver, isso já seria suficiente para impugnar a pesquisa, pois descumpre regra básica imposta pelo TSE na realização de pesquisas eleitorais.

5. A empresa que contratou a pesquisa é a mesma que divulgou os resultados, um conflito de interesses latente e que põe em dúvida a credibilidade dos envolvidos, mas é exatamente aqui que as coisas começam a ficar interessantes, veja o que mais eu descobri.

6. O jornal apresenta no rodapé a logo de um suposto instituto de pesquisa (IPOP), com a intenção de dar credibilidade à pesquisa, a verdade é que esse instituto simplesmente não existe, identificamos que o jornal foi registrado com o CNPJ: 36.348.794.0001-26 e nome fantasia (IPOP CIDADES E NEGOCIOS), o registro da empresa foi feito em fevereiro desse ano, ou seja, tem apenas quatro meses de atividade. Tanto o suposto instituto quanto o jornal estão relacionados ao mesmo CNPJ, a meu ver, há aqui uma flagrante intenção de induzir eleitores e candidatos ao erro, forçando uma relação empresarial que de fato não existe.

7. Mas não para por aí, com base nas informações coletadas fomos além e descobrimos que o responsável pelo periódico já esteve envolvido em casos semelhantes, com outros CNPJs, outros jornais e em outros estados. O Sr. Marcio Rogério Pereira Gomes que hoje responde pelo jornal Cidades & Negócios realizador da pesquisa, já respondeu também pelo jornal Folha das Regiões Norte e Sul Paulista onde foi condenado e multado por práticas de crimes eleitorais na execução de pesquisas fraudulentas.

8. Em 2012 Marcio Rogério Pereira Gomes foi condenado a pagar multa de R$ 106.410,00 pela realização e divulgação de pesquisa eleitoral fraudulenta na cidade de Barretos SP, em 2016 Marcio Rogério Pereira Gomes foi condenado a pagar multa de R$ 153.000 ao realizar e divulgar pesquisa fraudulenta na cidade de Pradópolis SP, agora em 2020 o senhor Marcio Rogério Pereira Gomes utilizando um outro CNPJ e outro jornal, supostamente repete as mesmas práticas e possivelmente terá que arcar com mais uma multa pesada, o TSE costuma ser duro com esse tipo de prática e não perdoa estelionato eleitoral.

Mas a pesquisa foi registrada no TSE.

Ok, mas se a pesquisa foi registrada no TSE isso significa que o TSE validou a pesquisa. Sim? Ou Não?

Não. Na verdade o TSE não faz pesquisas eleitorais, e deixa claro que não realiza controle prévio ou validação dos dados contidos na pesquisa, a responsabilidade pelas informações é integralmente de quem registra a pesquisa no site do TSE. Sendo assim, entendemos que a função do TSE nesses casos é de centralizar, estipular as regras e manter o registro de pesquisas eleitorais, evitando que pessoa má intencionada forje pesquisas eleitorais favoráveis a interesses particulares.

Quem pode questionar a pesquisa na justiça?

Cabe aos partidos políticos por intermédio de seus advogados, solicitar averiguação dos dados apresentados na pesquisa e pedir impugnação da mesma caso seja identificado alguma irregularidade.

Considerações finais.

Não vamos cometer a irresponsabilidade de afirmar que a tal pesquisa divulgada em Novo Gama é fraude eleitoral, mas, podemos afirmar sim que o responsável pela pesquisa possui um histórico duvidoso o que põe em xeque a credibilidade de seu trabalho. Minha missão é entregar a você eleitor de Novo Gama informações relevantes para tomadas de decisão, cabe a você julgar e avaliar os fatos. Sem mais, um abraço e até a próxima.

Todas as informações contidas nesse artigo foram coletadas da internet, segue abaixo os links utilizados na pesquisa:

https://jornalfolhadocerrado.com/pesquisa-manipulada-repercute-em-goias/?fbclid=IwAR3_M7GRRXSHxc5RQa2l8Sx3x8zU2c4p9xIfxNKQOhYfe8lz0qbNC1ZNnck

https://www.pradopolisnews.com.br/empresa-que-realizou-campanha-politica-falsa-em-pradopolis-e-multada-em-r-153-mil/

https://www.orlandocosta.com.br/2012/09/08/norte-sul-paulista-ataca-de-novo/

https://www.facebook.com/villelawagner/videos/681449892436355/

http://www.radaroficial.com.br/d/4440258

https://avozdopovo.com.br/sao-luis-e-regiao-pesquisas-supostamente-fraudadas-poderao-parar-na-justica/

http://www.tse.jus.br/eleicoes/pesquisa-eleitorais/consulta-as-pesquisas-registradas

http://www.tse.jus.br/legislacao/codigo-eleitoral/lei-das-eleicoes/lei-das-eleicoes-lei-nb0-9.504-de-30-de-setembro-de-1997#art33-35

http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2020/arquivos/tse-resolucao-no-23-600/rybena_pdf?file=http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2020/arquivos/tse-resolucao-no-23-600/at_download/file


Gostou do que leu? Compartilhe em suas redes sociais favoritas.

HERMES DANTAS

Autor deste artigo

Idealizador da dantmidia.com (Produção Audiovisual Para Internet) Hermes Dantas é um analista de sistema experiente e um amante das artes.

Um amante das artes, Hermes Dantas cresceu pensando que seria artista plástico, com perfil autodidata aprendeu sozinho diversas técnicas de desenho e pintura, além disso, tornou-se multi-instrumentista chegando a apresentar-se profissionalmente em eventos de pequeno porte. Cursou dois anos de artes plásticas na UNB (Universidade de Brasília) mas deixou a faculdade de artes quando conheceu e se apaixonou pela programação, identificando assim uma forma única de unir as duas paixões. Hoje casado, pai de um lindo menino chamado Davi, Hermes Dantas usa seus mais de 20 anos de experiencia em artes visuais e desenvolvimento de sistemas para entregar a seus clientes e parceiros, a melhor experiencia possível em projetos audiovisuais para internet.


Deixe seu comentário abaixo:

Os comentários estão encerrados.